FICHAMENTO
Texto 2 - Funções e
Papéis da Tecnologia
WALTON, R.E.
Tecnologia de Informação: o uso de TI pelas empresas que obtêm vantagem
competitiva. São Paulo: Atlas, 1993.
Este texto foi
produzido para o curso Gestão Escolar e Tecnologias.
VIEIRA, A.
Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.
O autor fala sobre as mudanças de estrutura e
funcionamento da sociedade desencadeadas pelas inovações das tecnologias de
informação e comunicação (TICs) que podem oferecer elementos para enriquecer
esse encontro fundamental entre quem aprende e quem ensina. Se utilizados
pedagogicamente, ambientes e recursos online possibilitam que a atividade
reflexiva,a atitude crítica,a capacidade decisória e a conquista da autonomia
sejam práticas sempre privilegiadas. O potencial comunicativo da Internet
precisa ser explorado, no sentido de fortalecer uma prática pedagógica
dialogada, que negocia sentidos, que escuta e dá voz aos atores envolvidos no
processo, criando oportunidades para o trabalho em rede e para o
desenvolvimento da capacidade de cooperar, aprender, acessar e produzir
conhecimento. Uma ação educacional pode ser perfeitamente consistente em seus
objetivos e metodologias sem utilizar nenhum recurso tecnológico digital.
Porém, ao incorporar uma ou mais etapas de trabalho a distância, em meio
virtual, precisa, necessariamente, abranger em seu planejamento o
desenvolvimento de aprendizagens no âmbito do letramento digital.A incorporação
das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a qualidade do
ensino.A simples presença de novas tecnologias na escola não é,por si
só,garantia de maior qualidade da educação,pois a aparente modernidade pode
mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de
informações.(BRASIL,1998,p.141) .A inserção da Internet no cotidiano escolar é
eficiente quando consegue promover atividades que façam sentido para o educador
e o aluno, a partir de uma proposta que vai além da sala de aula, integrando
outros espaços de aprendizagem que estejam dentro – como a sala de Informática
– ou fora da escola – como o museu histórico da cidade,por exemplo.Diante de
uma sociedade cada vez mais complexa,que demanda constantemente novas
habilidades para aprender a aprender sempre, a Internet potencializa e vai ao
encontro de um trabalho por projetos, pois valoriza não apenas o resultado
(conteúdo apreendido), mas também o processo educativo vivenciado.
·
Computadores podem ser grandes aliados dos
gestores na transformação de
dados
em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao
contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também para nós a função
de definir os aspectos relativos à categorização, ao cálculo e à condensação
dos dados.
·
Criação do contexto para a TI;
·
Desenho de sistemas de TI;· Instalação do sistema de TI que vai ser utiliz
O
autor comenta que então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o
conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um
determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas
(presenciais ou virtuais) entre pessoas que os detêm — simplesmente porque
trabalham juntas, no mesmo ambiente, ou a partir de reflexões que realizam a
respeito de rotinas e procedimentos já estruturados em uma instituição escolar.
A tecnologia nas escolas tem desempenhado um importante papel no ensino
modificando cursos em vias formais, e estendendo o currículo como forma
investigativa e de construção mais abrangente do ensino da tecnologia
compreendendo alguns aspectos dos quais podem ser ensinados por todos os
departamentos de uma escola.
O reconhecimento do papel mais amplo
educacional que a tecnologia pode desempenhar poderá vir com a incorporação da
tecnologia aos currículos dos Sistemas Educacionais, respondendo de maneira
satisfatória às necessidades as necessidades dos alunos. Usar de maneira
consciente, a tecnologia, pode significar um avanço importantíssimo no que se
refere à melhoria da qualidade no ensino sendo necessário para isso uma
consciência clara do papel das tecnologias neste processo, observando tanto seu
papel instrumental como o fato de que as TIC vêm assumindo importantíssimo
papel como estruturante do pensamento do indivíduo. Compreendes se a construção
do currículo sob uma lógica hipertextual abre inúmeras possibilidades para
troca de ideias e de saberes múltiplos da aprendizagem.
4) Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
“A educação passa
por um momento definitivo e, nesse cenário, inovar se torna um desafio global.
Nessa primeira parte da conversa falamos sobre tecnologia em sala de aula e o
papel do professor.”
Historicamente, a tensão está no fato
de muitos educadores não quererem usar computadores. Mas isso é uma coisa
datada. Atualmente, o professor usa a tecnologia para suas tarefas pessoais,
por isso, agora a questão é aplicar o que eles sabem como educadores, porque
eles já estão acostumados com a tecnologia. Talvez, mas eu acredito que não
existe problema na atual geração de estudantes serem mais familiarizada e
adaptada com as novas tecnologias. Essa é uma ótima oportunidade para os
professores criarem um novo caminho de aprendizagem, em que os alunos são
autogeridos. Fala-se muito em “modelos invertidos de sala de aula” e a
tecnologia é um ótimo veículo para isso, porque os estudantes podem conduzir
suas próprias experiências de aprendizagem. A questão é capacitar melhor os
professores, para que, usando tecnologia, eles possam elevar o que eles sabem
como educadores para um nível mais alto. Nós temos que chegar a um ponto em que
a tecnologia não seja usada apenas para automatizar o modo de ensinar
tradicional, mas que ela sirva para criar uma nova forma de aprendizagem, em
que os estudantes aprendem dentro e fora da sala de aula. É um modo de pensar
diferente.
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