Unidade 2
Atividade 3
Silvana Aguiar dos Santos
Turma: E
Fichamento 2 :Texto 6 - Gestão de tecnologias na escola
“Educação: Novos tempos,
outros rumos” - Programa Salto para o Futuro,
Setembro, 2002.
A
autora relata que o desenvolvimento rápido das tic’s tem provocado alterações,
cada vez mais rápidas e significativas, nos meios de comunicação nas
organizações administrativas. A convergência das tecnologias, no processamento
de dados e de textos, da comunicação de dados e de voz (redes, correio eletrônico,
internet, videoconferência, etc.),tem contribuído para tornar mais eficazes as
comunicações nas organizações e ,em particular ,as comunicações á distância e
começam a adentrar no ensino.Essas novas tecnologias levam a educação a uma
nova dimensão.Esta nova dimensão é a capacidade de encontrar uma lógica dentro
do caos de informações que muitas vezes possuímos,organizar numa síntese coerente
das informações dentro de uma área de conhecimento.
Destaca
também que as tic’s podem ser incorporadas na escola como suporte para a
comunicação entre os educadores, pais, especialistas, membros da comunidade
fazendo assim um elo para realização de atividades colaborativas cujas
produções permitem enfrentar os problemas da realidade.
2)
Citações principais do texto:
·
“Temos
que esquecer o futuro para poder ter o futuro, ou seja, não adianta preparar os
alunos para o amanhã que não se conhece, se o presente, por si mesmo, constitui
um grande desafio a ser superado”. (p.2).
·
A superação da dicotomia entre o pedagógico e
o técnico-administrativo,
Instalada
na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que
enfatizam o
trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o
desenvolvimento do
projeto político-pedagógico da escola, tendo em vista a
escola
como organização viva que aprende empregando todos os recursos
disponíveis,
entre os quais as TIC.(p.4).
3)
Comentários(parecer e crítica):
Os docentes devem construir e
trabalhar em conjunto com seus alunos não só para ajudá-los a aumentar
capacidade, métodos, táticas para coletar e selecionar elementos, mas,
especialmente para ajudá-los a desenvolverem conceitos ,considerações que serão
o alicerce para a edificação de seu novos conhecimentos. Como descreveu
Gadotti,o professor:---“(...)deixará de ser um lecionador para ser um
organizador do conhecimento e da aprendizagem(...) um mediador do
conhecimento,um aprendiz permanente,um construtor de sentidos,um cooperador,e
,sobretudo,um organizador de aprendizagem” (Gadotti,2002,p.32).
Como, porém, transformar a escola de hoje em
um espaço articulador e produtor de conhecimento, aberto à comunidade e
integrado ao mundo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário