Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de julho de 2013

Gestão de tecnologias na escola


Unidade 2

Atividade 3

Silvana Aguiar dos Santos

Turma: E

Fichamento 2 :Texto 6 - Gestão de tecnologias na escola

 

 Referências Bibliográficas:

 
ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e

“Educação: Novos tempos, outros rumos” - Programa Salto para o Futuro,

Setembro, 2002.

 
Resumo:

            A autora relata que o desenvolvimento rápido das tic’s tem provocado alterações, cada vez mais rápidas e significativas, nos meios de comunicação nas organizações administrativas. A convergência das tecnologias, no processamento de dados e de textos, da comunicação de dados e de voz (redes, correio eletrônico, internet, videoconferência, etc.),tem contribuído para tornar mais eficazes as comunicações nas organizações e ,em particular ,as comunicações á distância e começam a adentrar no ensino.Essas novas tecnologias levam a educação a uma nova dimensão.Esta nova dimensão é a capacidade de encontrar uma lógica dentro do caos de informações que muitas vezes possuímos,organizar numa síntese coerente das informações dentro de uma área de conhecimento.

        Destaca também que as tic’s podem ser incorporadas na escola como suporte para a comunicação entre os educadores, pais, especialistas, membros da comunidade fazendo assim um elo para realização de atividades colaborativas cujas produções permitem enfrentar os problemas da realidade.

2) Citações principais do texto:

·         Temos que esquecer o futuro para poder ter o futuro, ou seja, não adianta preparar os alunos para o amanhã que não se conhece, se o presente, por si mesmo, constitui um grande desafio a ser superado”. (p.2).

 

·         A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo,

Instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que

enfatizam   o trabalho em equipe, a gestão de lideranças e a concepção e o

desenvolvimento   do projeto político-pedagógico da escola, tendo em vista a

escola como organização viva que aprende empregando todos os recursos

disponíveis, entre os quais as TIC.(p.4). 

3) Comentários(parecer e crítica):

          Os docentes devem construir e trabalhar em conjunto com seus alunos não só para ajudá-los a aumentar capacidade, métodos, táticas para coletar e selecionar elementos, mas, especialmente para ajudá-los a desenvolverem conceitos ,considerações que serão o alicerce para a edificação de seu novos conhecimentos. Como descreveu Gadotti,o professor:---“(...)deixará de ser um lecionador para ser um organizador do conhecimento e da aprendizagem(...) um mediador do conhecimento,um aprendiz permanente,um construtor de sentidos,um cooperador,e ,sobretudo,um organizador de aprendizagem” (Gadotti,2002,p.32).

 

 4)Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):

Como, porém, transformar a escola de hoje em um espaço articulador e produtor de conhecimento, aberto à comunidade e integrado ao mundo?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário